Jangadeiro FM
BandNews FM
De acordo com a legenda, o grupo político foi desfeito após o mandato perder a validade
por eduarda.aquino - 06/10/2023 às 18:00
A Direção Nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT) desfez o Diretório Estadual que administrava a sigla no Ceará. De acordo com a legenda, o grupo político foi desfeito após o mandato perder a validade.
“O mandato [..] havia expirado, depois de ter sido prorrogado por dois anos, encerrando-se na quinta-feira, dia 05 de outubro”, justifica o partido.
A partir desta sexta-feira (6), o PDT Ceará passa a ser dirigido por uma Comissão Provisória, estabelecida pela Direção Nacional. A movimentação interna ocorre no dia em que o grupo desfeito anunciou ter reunido assinaturas suficientes para convocar uma nova eleição para a presidência da sigla no estado.
O senador Cid Gomes, membro dos Diretórios Nacional e Estadual, nega a expiração do mandato e questiona a instauração da Comissão provisória.
“Quais as razões de fato e de direito levaram a repentina alteração nos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral, atribuindo o status de inativo ao Diretório Estadual do PDT – CE, bem como de seus membros”, pergunta em notificação extrajudicial encaminhada a Manoel Dias, secretário da Executiva Nacional da sigla.
A Comissão Provisória será presidida pela coordenadora da Ação da Mulher Trabalhista, Cristhina Brasil, tendo o ex-senador, professor Flávio Torres como vice-presidente, além do presidente do movimento negro nacional, Ivaldo Paixão.
Nesta semana, Cid Gomes foi destituído da presidência estadual da legenda. Ao reassumir o cargo, André Figueiredo alegou que o senador descumpriu acordos e desrespeitou os representantes nacionais do PDT.
As rachas internas acontecem devido a divergências sobre apoio ao Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará. Alguns políticos filiados ao PDT são oposição ao PT, enquanto outros defendem que a legenda componha a base aliada.
Jangadeiro FM
BandNews FM