» Mais de 38 mil cirurgias foram feitas em 5 meses de mutirão no Ceará

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Mais de 38 mil cirurgias foram feitas em 5 meses de mutirão no Ceará

por nicole.duarte - 11/09/2023 às 11:38

A falta de atualização cadastral dos pacientes que ainda aguardam cirurgias é um dos obstáculos para agilizar os procedimentos. (Foto: Reprodução)

O Governo do Ceará divulgou, nesta segunda-feira (11), um novo balanço das cirurgias eletivas. Apesar do balanço de 60% da fila já atendida, a falta de atualização cadastral dos pacientes que ainda aguardam cirurgias é um dos obstáculos para agilizar os procedimentos.

“Temos um balanço extremamente positivo. Já realizamos no Ceará 38 mil cirurgias, ou seja, das 68 mil que nós tínhamos, 60% foram realizadas. Temos ainda muito o que melhorar e muito o que avançar, então é importante que as pessoas se engajem e atualizem os seus cadastros”, disse o governador em exercício, Evandro Leitão (PDT).

O balanço foi anunciado no Hospital Leonardo da Vinci, com a presença da secretária de Saúde Tânia Mara Coelho. A secretária também alertou para a necessidade do cadastro. “A gente está com 16.300 pacientes com cadastro inativado, muito porque não conseguimos localizar, apesar das tentativas, ligamos três vezes para os pacientes”.

Atualize o seu cadastro para as cirurgias eletivas:

digital.saude.ce.gov.br/plantao-cirurgia/#/

Tânia falou ainda da meta do Governo de zerar a fila “até o fim do ano”. “A gente entende também que tem pacientes que não entraram na fila no começo do ano e estão entrando agora, vamos chamar essa população”, completou.

O programa de redução de filas no Ceará recebeu investimento de R$ 170 milhões, recurso da União e estadual. Até o dia 10 de setembro, 37.853 cirurgias eletivas tinham sido realizadas pelo estado em unidades credenciadas. Em três anos, o Hospital Leonardo da Vinci, em Fortaleza, realizou mais de 19 mil procedimentos cirúrgicos.

Jangadeiro FM

BandNews FM