Jangadeiro FM
BandNews FM
por Vitória Barbosa - 11/09/2023 às 09:00
Ao todo, 51% da população deseja que os crimes associados às mais de 700 mil mortes pelo novo coronavírus no Brasil sejam julgados e condenados, de acordo com levantamento realizado pelo Centro de Estudos Sou Ciência da Universidade Federal de São Paulo (Unifes).
A pesquisa perguntou qual seria a forma para a reparação dos crimes. As três providências sugeridas que tiveram maior adesão foram:
1. criar uma Comissão da Verdade para apurar os crimes (44,7%),
2. indenizar as vítimas, crianças que perderam pai e/ou mãe (39%),
3. criar um Tribunal Especial para acelerar os julgamentos (38,3%).
Para 62,1% dos entrevistados, o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e o Ministério da Saúde (MS) foram os principais responsáveis pelas mortes durante a pandemia de covid-19, devido ao discurso “anti-vacina” adotado pelas autoridades durante o período de crise sanitária.
A pesquisa analisou que os eleitores do ex-dirigente tomaram 58 milhões de doses a menos de vacinas contra a Covid-19 em relação aos votantes do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ou seja, se levar em consideração todo esquema vacinal, o eleitorado de Lula recebeu 38% a mais de doses dos imunizantes, quando comparados aos de Jair.
Jangadeiro FM
BandNews FM