Jangadeiro FM
BandNews FM
por Vitória Barbosa - 05/09/2023 às 11:19
Cerca de 100 cirurgias podem não ter sido realizadas na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza devido à falta de anestesistas. Os serviços de anestesiologia estão suspensos desde a sexta-feira (1º). A paralisação é motivada por falta de pagamento.
Ao Jornal Jangadeiro, uma fonte da Santa Casa afirmou que “são realizadas uma média de 30 a 50 procedimentos por dia. Com a paralisação, pode significar a não realização de 60 a 100 procedimentos cirúrgicos”.
O presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara, informou que “o Sindicato dos Médicos reafirma a necessidade para que os entes públicos sejam sensíveis ao subfinanciamento existente da Santa Casa e tenham a responsabilidade em corrigir essa distorção. A Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) e a Secretaria da Saúde do Ceará (SESA) precisam disponibilizar mais recursos”.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que não há atrasos de pagamento nos repasses contratualizados com a Santa Casa de Misericórdia.
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) também informou que está em dia o repasse financeiro do Estado para a Santa Casa. “O valor mensal do repasse do Estado é de R$ 329.062,50, para manutenção dos serviços cirúrgicos, traumato-ortopedia, oncologia e clínica médica”.
A unidade, que é de gestão municipal, possui convênio com a Sesa, por meio da Política Estadual de Incentivo Hospitalar, sendo classificada como Hospital Estratégico.
Jangadeiro FM
BandNews FM