Jangadeiro FM
BandNews FM
por Vitória Barbosa - 03/09/2023 às 20:56
Um equipamento que higieniza próteses e aparelhos dentais foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC). O dispositivo utiliza tecnologia de LED e pode ser usado por dentistas, profissionais de próteses e pacientes.
Trata-se de uma caixa pequena que, ao reagir com um corante fotossensibilizador posto nas próteses e aparelhos, realiza a descontaminação dos equipamentos, causando a morte celular de agentes microbianos.
“O LED, em um comprimento de onda específico, promove uma reação química no corante fotossensibilizador, desencadeando a formação de espécies reativas de oxigênio, além do oxigênio singleto, responsáveis pela morte celular de espécies microbianas”, explica a professora Karina Matthes de Freitas Pontes, do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFC e uma das autoras do invento.
O equipamento poderá ser usado em aparelhos protéticos, ortodônticos, placas oclusais ou guias cirúrgicas.
O aparelho a ser higienizado, depois de enxaguado, tem a superfície coberta com o corante e é colocado dentro da caixa. Após alguns minutos, o aparelho é retirado e enxaguado de novo e já está pronto para uso.
O invento representa a 45ª carta-patente obtida pela Universidade Federal do Ceará no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A criação foi feita durante doutorado da professora Bruna Frota de Carvalho, que também assina a patente.
Jangadeiro FM
BandNews FM