PMs acusados de omissãona Chacina do Curió são ouvidos em 5º dia de julgamento

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

PMs acusados de omissão na Chacina do Curió são ouvidos em 5º dia de julgamento

por Vitória Barbosa - 03/09/2023 às 09:52

O processo foi dividido em três, com 30 réus no total (Foto: J. Paulo Oliveira/TJCE)

Os oito policias militares réus no julgamento do caso que ficou conhecido como a “Chacina do Curió” começaram a ser ouvidos na tarde deste sábado (2), no Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza. Este é o segundo julgamento do caso e já ultrapassa 50 horas de duração, tendo iniciado na última terça-feira (29).

Após os depoimentos de sete testemunhas de defesa e uma pausa, iniciou-se a fase de interrogatório dos réus, começando por Gerson Vitoriano Carvalho. Além dele, serão ouvidos: Francinildo José da Silva Nascimento, Gaudioso Menezes de Mattos Brito Goes, José Haroldo Uchoa Gomes, Josiel Silveira Gomes, Ronaldo da Silva Lima, Thiago Aurélio de Souza Augusto e Thiago Veríssimo Andrade Batsta de Moraes. Eles são acusados de omissão do dever de agir.

O processo

O processo foi dividido em três, com 30 réus no total. O primeiro julgamento teve início no dia 20 de junho e durou mais de 60 horas.

O Conselho de Sentença da 1ª Vara do Júri de Fortaleza considerou os réus Antônio José de Abreu Vidal Filho, Marcus Vinícius Sousa da Costa, Wellington Veras Chagas e Ideraldo Amâncio culpados. Cada um deles foi condenado a 275 anos e 11 meses de prisão em regime inicialmente fechado. Eles também tiveram a prisão provisória decretada. As defesas vão recorrer das sentenças.

O terceiro julgamento acontecerá no próximo dia 12 de setembro, às 9h, no Fórum Clóvis Beviláqua. Outros oito novos réus também serão submetidos a julgamento.

A chacina

Entre a noite de 11 de novembro de 2015 e a madrugada do dia 12, em diferentes ruas da região da “Grande Messejana”, 11 pessoas foram mortas, três sofreram tentativa de homicídio e outras quatro, vítimas de tortura.

Jangadeiro FM

BandNews FM