Jangadeiro FM
BandNews FM
por nicole.duarte - 30/08/2023 às 09:54
Após nove meses de internação, Benjamin Santos, de 3 anos, deixou o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias). O menino estava internado Unidade de Cuidados Prolongados (UCP) e saiu ao som de aplausos dos profissionais, no último dia 23.
“A gente ter essa gratificação de levar o Benjamin hoje, por tudo que ele já passou, enfrentou aqui, acho que não tem felicidade maior. Hoje ele está bem estável. Vamos dar o nosso melhor para que ele se sinta confortável em casa, em todos os momentos”, disse a mãe do pequeno, Fabíola dos Santos.
A trajetória de Benjamin pelo hospital não foi fácil. A criança tem microcefalia e os médicos investigam uma síndrome genética. Além disso, o menino passou por intercorrências graves e ficou durantes semanas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Em casa, ele segue aos cuidados do Programa de Assistência Ventilatória Domiciliar (PAVD), que o acompanhará de perto com visitas semanais de uma equipe multidisciplinar. A coordenadora do PAVD, Cristiane Rodrigues, enfatizou a importância da preparação cuidadosa para a mudança de Benjamin de volta ao lar.
“Quando o paciente assume uma condição estável, a família reside em Fortaleza e tem dois cuidadores responsáveis, a gente inicia o processo. A gente checa, inicialmente, se o domicílio está adequado e programa a instalação do respirador domiciliar, além de treinar os cuidadores. Então, podemos programar as visitas, de duas a três vezes por semana”, explicou.
Jangadeiro FM
BandNews FM