Jangadeiro FM
BandNews FM
por Roberta Tavares - 21/08/2023 às 09:45
Provavelmente você conhece alguém que tem o costume de se automedicar, principalmente quando surge uma dor de cabeça, por exemplo. Por não precisar de receita médica para ser comprado, o paracetamol se popularizou para combater os incômodos mais “rotineiros”.
Porém, ingerir remédios sem acompanhamento médico traz riscos para a saúde. O uso excessivo deste medicamento pode causar danos no fígado, alergias e até levar à morte.
“O Conselho Federal de Farmácia publicou um estudo que mostrava que cerca de 77 % da população brasileira tem o hábito de automedicar-se. No caso específico do paracetamol, que é um analgésico muito usado para combater a dor e febre, seu metabolismo se dá no fígado. Então, o uso excessivo dessa medicação pode levar a danos hepáticos”, explica o médico sanitarista Álvaro Madeira Neto, em entrevista à Jangadeiro BandNews FM 101.7.
“O uso indiscriminado de medicações também pode provocar alergias pelo que se chama de ‘efeito cruzado’. A pessoa pode não ter alergia à determinada medicação, mas a algum componente ou substância contida nela, o que pode levar a um quadro cruzado de alergia”, finaliza o médico.
De acordo com a Anvisa, para evitar a superdosagem ou uso exagerado, deve ser observada a dose máxima diária de paracetamol. Em adultos e crianças, a dose máxima é de 4g em um dia. Já para crianças entre 2 e 11 anos, não deve ser utilizado mais de 75 ml/kg em um dia.
Jangadeiro FM
BandNews FM