Jangadeiro FM
BandNews FM
por Vitória Barbosa - 14/08/2023 às 09:52
A atrofia muscular espinhal é uma doença caracterizada por uma perda nos movimentos do corpo e fraqueza muscular, segundo o Ministério da Saúde. Embora o distúrbio seja classificado em cinco tipos diferentes, os sintomas mudam e/ou se agravam a depender da idade que a doença apareça.
Alguns dos sintomas já podem ser identificados após o nascimento do bebê. São eles: insuficiência respiratória grave, corpo sem resistência muscular, tosse e choro fracos e engasgos frequentes ao mamar.
A doença é classificada em cinco tipos, sendo eles:
0/ Tipo 1A: Os sintomas aparecem ainda durante a gestação, como a baixa movimentação fetal. Na grande maioria, os bebês não conseguem resistir por mais de um mês.
I/ Forma Infantil Grave: Os sinais podem aparecer até os 6 meses de idade da criança. Ele pode ser notado com a baixa frequência de movimentos musculares e a necessidade de um suporte de ventilação para respirar. Além disso, elas caem ao sentar (baixa resistência) e apresentam tremor na língua.
II/ Forma Intermediária: Acontece dos 6 aos 18 meses. A criança consegue sentar sem apoio, mas não chega a andar e é comum surgir escoliose e/ou deformidades articulares.
III/ Forma Juvenil Moderada: Pode acontecer após os 18 meses de idade. As pernas são gravemente mais afetadas que os braços, embora os pacientes consigam andar.
IV/ Forma Adulta: Inicia na vida adulta do paciente e se caracteriza com uma fraqueza nos membros inferiores.
O tratamento é utilizado para reduzir as sequelas e melhorar a condição do paciente. Sendo assim, terapias de suporte juntamente a medicações combinadas são aconselhadas para melhor qualidade de vida do portador da AME.
Jangadeiro FM
BandNews FM