» Aumento da energia elétrica faz inflação de fevereiro bater recorde dos últimos 22 anos

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Aumento da energia elétrica faz inflação de fevereiro bater recorde dos últimos 22 anos

por Aline Neri - 12/03/2025 às 13:27

Sem o desconto na conta de energia que ajudou a segurar a inflação em janeiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, a inflação oficial, fechou fevereiro em 1,31%. É o maior resultado desde março de 2022 e o mais alto para um mês de fevereiro desde 2003 (1,57%), segundo dados divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

A alta da energia elétrica, de 16,8%, foi o que mais pressionou a inflação. A explicação está no efeito estatístico causado pelo fim do Bônus Itaipu, desconto que os brasileiros receberam na conta de luz em janeiro e fez com que a inflação daquele mês ficasse em 0,16%.

Sem o desconto em fevereiro, o preço da energia dá um salto no mês seguinte. Isso fez com que o item habitação passasse de -3,08% em janeiro para 4,44% em fevereiro, exercendo o maior impacto inflacionário do mês.

▫ OUTROS AUMENTOS
O índice de difusão do IPCA de fevereiro ficou em 61%. Isso significa que dos 377 subitens (produtos e serviços) pesquisados pelo IBGE, 61% apresentaram elevação de preço.

O IPCA apura o custo de vida para famílias com rendimentos entre 1 e 40 salários mínimos em dez regiões metropolitanas – Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre – além de Brasília e nas capitais Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju.

➡ Confira no carrossel os principais produtos e serviços afetados.

Jangadeiro FM

BandNews FM