» Bolsonaro, faça como todo mundo: negue até o fim

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Bolsonaro, faça como todo mundo: negue até o fim

por Wanderley Filho - 23/11/2024 às 08:08

➡️ Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Jangadeiro.

Contra fatos não há argumentos, diz o ditado. Será? Quando o assunto é política, fatos e argumentos podem se misturar obscenamente, como diria Nelson Rodrigues.

Falo disso enquanto a Operação Contragolpe indicia Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas por tentativa de golpe. Estão lá, na cara do freguês, vídeos, áudios, mensagens e documentos, atestando as acusações. Mas certamente não falta gente disposta a acreditar no argumento de que tudo isso não passa de uma monumental peça de ficção contra o ex-presidente. É sempre assim.

Como citei Nelson, trago um trecho da peça “Boca de Ouro”, quando o personagem principal, um bicheiro, ensina a amante como agir em caso de flagrante: “Ouve só: quando eu era mais mocinho estava com uma mulher, no quarto! E nisso, chega o marido com a polícia. A mulher, nuazinha, negou até o fim. Sabe que o marido ficou na dúvida, o comissário ficou na dúvida e até eu fiquei na dúvida? Meu anjo, da próxima vez, nega, o golpe é negar!”

Pois é. O truque é manjado, mas é eficiente. Collor de Melo nega até hoje as condenações por corrupção. O deputado José Guimarães (PT) garante de pés juntos desconhecer que o assessor transportasse dinheiro na cueca. Carlos Bolsonaro e André Janones, adversários ideológicos, negam categoricamente acusações de rachadinha. Camilo Santana, quando secretário das Cidades de Cid Gomes, não sabia de nadinha sobre o esquema conhecido como Escândalo dos Banheiros Fantasmas. E Lula sempre negou saber sobre o Mensalão e o Petrolão. Negou tanto que conseguiu ser descondenado.

No caso de Bolsonaro e demais indiciados, pelo visto, a possibilidade de prisão é uma realidade bem encaminhada. Mas, como estamos no Brasil, onde, a depender da conjuntura, decisões judiciais envolvendo políticos podem ser anuladas, é difícil fazer previsões. Por isso, para os acusados, não obstante as provas e os fatos, a regra é caprichar no argumento, altivos, afetando aquela indignação dos injustiçados, negando tudo até o fim.

▪️ Wanderley Filho é colunista de política da Jangadeiro BandNews FM 101.7.

Jangadeiro FM

BandNews FM