» Após polêmica, Conselho da UFC reconsidera substituição do nome da Concha Acústica

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Após polêmica, Conselho da UFC reconsidera substituição do nome da Concha Acústica

por Giovanni Scomparin - 18/11/2024 às 09:23

UFC divulgou que, após a escolha do nome de Bergson, foi encontrada uma ata datada de 29 de agosto de 1959 (Foto: Ribamar Neto)

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio de Almeida, anunciou que convocará o Conselho Universitário (Consuni) nesta segunda-feira (18) para reavaliar a denominação da Concha Acústica. A reunião ocorre após polêmica gerada pela decisão de homenagear um ex-estudante morto durante a ditadura militar, substituindo o nome de Antônio Martins Filho, primeiro reitor e fundador da UFC.

No dia 1º de novembro, o Consuni aprovou o nome “Concha Acústica Bergson Gurjão Farias”, em homenagem ao estudante de Química e vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Na ocasião, a UFC defendeu a validade da mudança, explicando que, “em 1959, foi afixada uma placa informal em homenagem ao fundador e primeiro reitor, mas tal denominação nunca ocorreu no âmbito do Consuni, órgão máximo da UFC e a quem cabe legislar sobre esse tipo de matéria”.

Porém, nesta quinta-feira (14), a UFC divulgou que, após a escolha do nome de Bergson, foi encontrada uma ata datada de 29 de agosto de 1959. O documento, elaborado por uma comissão de estudantes de Engenharia, solicitava que o nome do então reitor, Antônio Martins Filho, fosse dado ao Auditório da Concha Acústica — proposta aprovada na época.

“Essa ata não foi encontrada antes da 138ª Sessão Ordinária do CONSUNI porque a busca havia sido feita apenas no acervo que reunia portarias da Reitoria e resoluções dos conselhos, sem que tivesse sido encontrada nenhuma norma que nomeasse nem a Concha Acústica, nem seu auditório”, explicou a UFC.

Neste dia 13 de novembro, o Memorial da UFC localizou o documento que registrava a aprovação do nome “Auditório Martins Filho” para o espaço. Com isso, Custódio convocou o Consuni para debater e decidir sobre o nome da Concha Acústica e de seu auditório.

A mudança do nome do local gerou críticas no meio acadêmico e fora dele. Entre os opositores, destacam-se o cientista político e ex-reitor da UFC, Paulo Elpídio de Menezes, além do ex-reitor Cândido Albuquerque e do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, filho de um ex-reitor.

Jangadeiro FM

BandNews FM