» Esquerda e direita divididas: “vai ou racha?” ou “racha e vai”?

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Esquerda e direita divididas: “vai ou racha?” ou “racha e vai”?

por Wanderley Filho - 17/08/2024 às 08:41

➡️ Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Jangadeiro.

Os primeiros movimentos nas eleições em Fortaleza indicam que Maquiavel está em alta: “Em política, os aliados de hoje são os inimigos de amanhã”, dizia o célebre florentino. Pois é, o amanhã chegou por estas bandas, com variadas colorações partidárias.

Pela esquerda, Sarto chamou Evandro Leitão de covarde. Evandro rebateu chamando Sarto de mentiroso. Eram aliados até ontem. Pela direita, André Fernandes acusou Capitão Wagner de oportunismo. Wagner respondeu dizendo “alguém precisa ser adulto”. Também eram aliados até um dia desses.

Evidentemente, todos apresentam suas justificativas e tal, mas isso não muda o fato de que esses rachas têm grande potencial para definir o resultado nas urnas. Tudo bem que a esquerda já se dividiu em disputas passadas, mas foi em cenário de hegemonia. Agora é diferente, com a máquina do governo estadual contra a máquina da 4ª maior capital brasileira, com direito a ressentimentos profundos entres os seus protagonistas.

Seria, portanto, a oportunidade ideal para a direita se unir e desbancar a esquerda, mas diante dessa possibilidade, seus representantes também se dividiram. Os romanos diziam que é preciso dividir para conquistar. Dividir os inimigos, claro, não os aliados…

Como provavelmente haverá 2º turno em Fortaleza, nada impede que o alerta de Maquiavel seja invertido e o inimigo de hoje seja o aliado de amanhã. Porém, para isso, é preciso medir as palavras (sobretudo os adjetivos), afinal, é muito complicado pedir apoio a um candidato que você esculhambou no 1º turno, sem parecer hipócrita.

A única diferença nessas cismas está na ordem dos fatores, que no final não alteram o produto da discórdia. No Ceará, a esquerda partiu-se quando PT e PDT quiseram lançar candidaturas em 2022, na base do “vai ou racha”. Ambos foram e deu no que deu. A direita trincou neste 2024, com PL e União Brasil disputando entre si o mesmo eleitorado, na base do “racha e vai”. Veremos no que vai dar.

▫️Wanderley Filho é colunista de política da Jangadeiro BandNews FM 101.7.

Jangadeiro FM

BandNews FM